
A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus.
Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente.
A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.
As principais formas detectadas de transmissão da AIDS são : transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mãe para filho durante a gestação ou amamentação.
Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças começam a aparecer: pneumonia, câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora... Caso não tratadas de forma rápida e correta, estas doenças podem levar a morte.
A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima.

Nenhum comentário:
Postar um comentário