domingo, 20 de novembro de 2011

..:: A Difícil Arte De Cuidar ::..

Cuidar é realmente uma arte, que envolve responsabilidade, dedicação e compromisso.

Percebi nesses dias que, cuidar de uma pessoa, é uma das coisas mais difíceis que se pode fazer.

Arte é o fato de você se dedicar a algo. E é isso o que eu fiz todos os dias. Me dediquei e me esforcei para que Chloe tivesse do bom e do melhor. É isso que os pais fazem.

Sempre achei meus pais super protetores, mas agora percebo que isso é amor, afeto, exatamente o que sinto pela Chloe. Uma preocupação imensa, que não deixa que ela se machuque, fique perto de pessoas ou lugares que não são bons para ela ...
Quando minha professora me mandou cuidar de um pintinho eu pensei : "mas um pintinho? Não consigo nem cuidar de mim mesma e terei que cuidar de um pintinho?", e agora penso que foi uma das melhores coisas que ela fez para mim. 
A Chloe me faz sentir alegre e importante. É carinhosa e inteligente, sempre disposta a aprender coisas novas.
Muitas vezes cuidar dela não foi bom, tive que deixar de fazer muitas coisas para ficar com ela. Mas agora não me arrependo de nada disso.
Meus pais fazem todo o possível para ficar perto de mim, e isso acontece entre mim e Chloe.

Tudo o que faço é para o bem estar dela, e, muitas vezes, deixo de pensar em mim para pensar na Chloe.
Muitos dizem que galinhas não pensam, mas eu não acredito nisso. A Chloe pensa ! Ela mostra isso a cada dia que passa.
É muito inteligente, sempre que começo a fechar a porta do box, voa para tentar sair.
Ser mãe é realmente difícil. Na adolescência, mais difícil ainda. Pois a adolescência é uma fase em que pensamos em nós mesmos, de mudanças e, com a chegada de um filho, temos que deixar de cuidar de nós mesmos para cuidar dele.
Outra coisa que percebi cuidando da Chloe foi que, no começo, exercemos muitas influências sobre nossos filhos, eles seguem nossos passos, mas depois, quando crescem, começam a criar sua própria história e a seu próprio caminho.

E isso tudo eu aprendi...


... CUIDANDO DA CHLOE ...

Vigésimo Sexto Dia Em Nossas Vidas

A Chloe está bem calminha. Ontem um amigo veio aqui em casa e perguntou se eu havia a adestrado. Eu disse que não, pelo monos eu acho que não. Não sei adestrar aves. Acho que ela pensa que sou sua mãe (:
Hoje ela fez muuitos cocos e bebeu muuita água. Ela sempre derruba a água, por isso tenho que encher seu pote sempre.
Comeu muito também e brincou muito comigo. Sempre que ouço barulhos vou ver se ela está bem. Pois tenho medo de ela tentar voar ( o que é muuito frequente) e bater a cabeça ou algo do tipo.
Acho que vai ser difícil tanto para ela quanto para mim ir embora quinta feira, pois ela me considera sua mãe, como eu a considero minha filha. Ela está acostumada comigo e com o local e, agora que ela vai mudar de casa. Acho que Chloe não vai gostar.
Mas vou me acostumar. É como se ela estivesse casando e mudando de casa. Saberei o que meus pais irão sentir...
Até amanhã !
Chloe OOO

...Como é ser Mamãe...



Agradeço à professora Pollyanna por me proporcionar essa incrível oportunidade.
Ser mãe não é fácil, mas é maravilhoso ! Cuidar de um novo ser, saber que ele depende de mim, saber que sou importante em sua vida, é muito bom !
Disse que considerava Chloe como minha filha, e isso é a pura verdade. Ela é linda, calminha e carinhosa. 
Sei que sou muito nova para ser mãe e admito, é muito difícil e, muitas vezes, não muito legal. Mas, traz mais benefícios do que malefícios. Nos ajuda a ser responsável e a se sentir necessária, importante.
Agora sei porque minha mãe se importa tanto comigo e deixa de cuidar dela mesma para cuidar de mim.
Chloe cativou meu coração. No começo admito, fiquei com raiva dela. Mas depois, nem me importei de ela fazer coco e toda a bagunça que faz todos os dias. 
Tive que gastar dinheiro, mas depois que percebi o quanto gosto dela, acho que poderia ter gastado mais. Me preocupo muito com ela.
Sei que  vou sentir muuuita falta dela, pois Chloe irá embora de minha vida quinta feira.

Eu te amo, Chloe ! 













Musical "Inocência Perdida"

No dia 04/11/2011 houve um musical chamado "Inocência Perdida".
Foi muito interessante e passava cenas da realidade, Que muita gente fazia.
Falava sobre pessoas que não se conheciam e já se relacionaram sexualmente, pessoas que usavam e vendiam droga, pessoas que desrespeitavam autoridades e a influência que os pais exercem na vida de seus filhos.
O teatro poderia ser feito com cenas mais fortes, mas a mesma coisa foi mostrada de um jeito diferente! Um jeito criativo ! Foi mostrada através de danças e músicas.
O personagem mais engraçado e que atuou nas maiores cenas foi o Carlão. Ele improvisava muito e isso era legal. Nunca repetia a mesma coisa e percebia-se que suas falas não eram "decoradas".
As cenas mais "desconfortáveis" foram:
_ A personagem Kátia fica grávida, vai contar para sua mãe. Porém ela não lhe dá atenção, ou melhor, nunca lhe deu, mas esse era um momento muito difícil para ela e sua mãe devia fazer algo para confortá-la. Mas não... Ela apenas brigou com ela e a expulsou de casa.
_ Boca, personagem do teatro, vendia e usava drogas. Mas ele usava de um modo exagerado, sem controle e, por causa disso quase morreu de overdose.
É fácil a associação das cenas do teatro com cenas reais e conhecidas pois é isso que o musical quis mostrar: coisas comuns e que vemos sempre, mas que não são certas.
Nele, também ensinam como nos proteger e prevenir dessas situações, no fim do musical disseram uma coisa muito interessante: " Nunca tenha relações sexuais com desconhecidos, mas, se isso acontecer, USE CAMISINHA !"
Foi um teatro muito bem feito e que chamou muito minha atenção.



sábado, 19 de novembro de 2011

Vigésimo Quinto Dia Em Nossas Vidas

Olá,  vou contar o dia da Chloe.
Hoje a Chloe fez muitos cocos, como sempre. Ela comeu muito também.
Percebo que ela está muito apegada a mim, pois antes ela fugia de mim e, agora, vem ao meu encontro,
Eu amo a Chloe e, estou dizendo tudo isso pois amanhã será o último dia de postar, acho isso triste. Também está chegando o dia em que a Chloe irá embora :'( 
Sentirei muita falta dela.
Voltaando, a Chloe continua voando muito e piando muito. Mas eu já me acostumei. 
Hoje brinquei com ela e com sua comidinha. Ela gosta do potinho e derrubou muuita ração no chão. Tive que limpar tudo !
Aai , eu a amo muuito !!
Amanhã vou falar tudo o que eu sinto mais explicadamente, com detalhes.
Até amanhã ;*

Casamento Consanguíneo

O casamento consanguíneo vem à tona quando pensamos nos riscos de que os filhos do casal nasçam com alguma anomalia genética.
Casais sem relação de parentesco têm 3% de chance de ter filhos com alguma anomalia genética. Para os consanguíneos, o risco com alguma anomalia genética. Para os consanguíneos, o risco dobra e passa a ser de 6%. É errado dizer que o risco é alto, mas se os parentes já tiverem um filho com doença recessiva, o risco de recorrência aumenta para 25%.
Existem várias doenças recessivas que podem ocorrer em filhos de pessoas com o mesmo código genético. 
Algumas delas são:

Anemia Falciforme: Má formação de Hemácias
Fibrose Cística: Alteração no transporte de íons pelas membranas das células
Mucopolissacaridoses: Incapacidade de uma enzima fazer sua função de maneira adequada no organismo.
É muito importante para todos os casais o acompanhamento médico e nutricional no momento em que eles escolhem ter um filho. Oura coisa importante é que a mãe faça o pré-natal desde o começo da gravidez.

Para casais com o código genético parecido, deve-se fazer também um acompanhamento genético com o médico geneticista, onde será feito o heredograma (a construção da árvore genealógica do casal, que faz um levantamento genético das doenças recessivas na família).

Homossexualidade e Preconceito

     


A homossexualidade não é um problema físico ou mental. É o fato de uma pessoa sentir atração pelo mesmo sexo.
    É muito difícil para a maioria dos pais aceitarem um filho homossexual. Alguns pais acham que é temporário, outros, expulsam seus filhos de casa, outros preferem compreender os filhos e tentam entender mais sobre o assunto.
   É comum mães procurarem explicações genéticas para tirar de si a culpa que carregam pensando que são determinantes nas opções feitas pelo filho. 
   A escola não está preparada para lidar com estudantes homossexuais, por isso, muitos jovens param de estudar pois sofrem preconceitos de todos a sua volta.
  A homofobia está baseada no machismo. Os homens pensam que ridicularizando os gays eles demonstram ser mais machos.








Sei que não tem muita necessidade, mas...

EU ACHEI MUITO FOOOFO !!








Laranja-Lima





Andei pensando na sua proposta 
de fazer amor antes do casamento
Você me diz que não faz diferença                                 
quase ninguém pensa e todo mundo faz
E eu lhe respondo que pensei bastante
e não fiz pouco caso do seu sentimento
Mas, lhe confesso que essa história boba
de imitar os outros me tirou a paz!

Laranja-lima também é doce no momento,
mas logo após tem gosto amargo até demais.
Quando um casal apressa esse sentimento
o gosto amargo é o da mulher, que sofre mais

O gosto amargo é o da mulher que sofre mais

Você me diz que não tem paciência:
Que esperou bastante e vive agoniado.
E que hoje em dia, 
quem se guarda muito
fica pra titia,
acaba em solidão!
E eu lhe respondo que não é por medo, 
nem por covardia ou só por ser pecado.
Eu gostaria que você soubesse 
que eu tenho o direito a ter uma ilusão

Laranja-lima também é doce no momento,
mas logo após tem gosto amargo até demais.
Quando um casal apressa esse sentimento
o gosto amargo é o da mulher, que sofre mais


O gosto amargo é o da mulher que sofre mais


Seu sonho é curto grosso e bem rasteiro:
quer ser o meu parceiro e tem que ser agora !
E me repete que sou atrasada,
e vivo do passado que a moral mudou.
E eu lhe respondo que o meu sonho é outro:
Quero ter você, mas tenho a minha hora!
No seu relógio toda hora é hora
mas no meu relógio a hora não chegou!


Laranja-lima também é doce no momento,

mas logo após tem gosto amargo até demais.
Quando um casal apressa esse sentimento
o gosto amargo é o da mulher, que sofre mais

O gosto amargo é o da mulher que sofre mais

                                                     Padre Zezinho

Dificuldades financeiras enfrentadas no cuidar de um dependente






O nível econômico revela-se como um fator importante para a ocorrência da gravidez.
Nas classes econômicas menos favorecidas, há uma maior incidência de adolescentes grávidas.
O bom senso manda que se tenha uma condição financeira mínima para dar um atendimento adequado a uma criança. A chegada de uma criança altera os
padrões de consumo familiar, elevando gastos e despesas.
A prioridade do novo orçamento são produtos e atendimento básicos que toda criança necessita, como consultas médicas, gastos com farmácia, fraldas, alimentação e vacinas.
Entre as razões determinantes para a interrupção da gestação (aborto), a mais apontada é, na maioria das vezes, a situação econômica. As mulheres que fazem isso, em sua maioria, classificam sua situação como péssima ou ruim.

AIDS

                                



A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus  da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus.
Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente.
 A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la. 
As principais formas detectadas de transmissão da AIDS são : transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mãe para filho durante a gestação ou amamentação.
Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças começam a aparecer: pneumonia, câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora... Caso não tratadas de forma rápida e correta, estas doenças podem levar a morte.
A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. 




Dificuldades Biológicas da Gravidez na Adolescência

A gravidez expõe a mulher a tensão e risco, e quando ocorrida em adolescentes, o risco é maior ainda.
Desde o início da puberdade, as meninas começam a despertar a sexualidade e, muitas vezes, acabam iniciando sua vida sexual precocemente, por causa da falta de orientação da família ou dos orientadores.
As taxas de gravidez e DSTs na adolescência ocorrem com frequencia quando a relação sexual é feita sem proteção.
Podem ser considerados fatores de risco para a gravidez na adolescência:
- Antecipação da menarca
- Anemia
- Desnutrição


Isso pode ser prevenido com a utilização de preservativos. Quando se previne, o risco é menor.
PREVINA-SE !!






Olá, aconteceu uma coisa ontem que fez com que eu não pudesse postar: Eu estava quase postando, mas a internet caiu ):
Maas, não tem problema, vou postar hoje.
Eu estava tão preocupada com a Chloe, pois eu havia comprado uma nova ração para ela, mas ela não comia. Ficou muito tempo sem comer. Portanto, comprei a antiga pois estava com medo de ela ficar com muuita fome.
Então ela comeu...
Hoje Chloe não fez muitos cocozinhos, o que eu estranhei bastaante. 
Também brinquei com ela. Ela é muito carinhosa, não me bica, não faz nada. Não sei se é verdade, mas acho que quando os pais tratam bem os filhos, eles retribuem e respeitam.
Chloe agora está comendo muito, acho eu para recompensar o tempo que ficou sem comer.
E é isso!
Até amanhã !

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Carta de um bebê













Oi, mamãe, tudo bom ?

Eu estou bem, graças a Deus. Faz apenas alguns dias que você me concebeu em sua barriguinha.
Na verdade, não posso explicar como estou feliz em saber que você será minha mamãe. Outra coisa que me enche de orgulho é ver o amor que que fui concebido.
Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do mundo !!!!!!
Mamãe, já passou um mês desde que fui concebido,
e já começo a ver como meu corpinho começa a se formar, quer dizer, 
não estou tão lindo como você, mas me dê uma oportunidade !!!!!!
Estou muito feliz !!!!!


Mas tem algo que me deixa preocupado...

Ultimamente me dei conta de que há algo na sua cabeça que não me deixa
dormir, mas tudo bem, isso vai passar, não se desespere.
Mamãe, já passaram 2 meses e meio, estou muito feliz com 
minhas novas mãos e tenho vontade de usá-las para brincar...


Mamãezinha, me diga o que foi?
Por que você chora tando todas as noites??
Por que quando você e o papai se encontram, gritam tanto um com o outro?

Vocês não me querem mais ou o que?
Vou fazer o possível para que me queiram...


Já passaram 3 meses, mamãe,

te noto muito deprimida, não entendo o que está acontecendo, estou muito confuso.
Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma visita amanhã.

Não entendo, eu me sinto muito bem...
Por acaso você se sente mal mamãe?


Mamãe, já é dia, onde vamos?

O que está acontecendo, mamãe?
Por que choras?

Não chore, não vai acontecer nada...

Mamãe, não se deite, ainda são duas horas  da tarde, não tenho sono,
quero continuar brincando com minhas mãozinhas.


Ei !!!!! O que esse tubinho está fazendo na minha casinha??

É um brinquedo novo??
Olha !!!!! Ei, por que estão sugando minha casa??
Mamãe !!!

Espere, essa é a minha mãozinha !!!
Moço, por que a arrancou??
Não vê que me machuca??

Mamãe, me defenda !!!!

Mamãe, me ajude !!!!!
Não vê que ainda sou muito pequeno para me defender sozinho?


Mãe, a minha perninha, estão arrancando.

Diga para eles pararem, juro a você que vou me comportar bem e que não vou 
mais te chutar.

Como é possível que um ser humano possa fazer isso comigo? 
Ele vai ver só quando eu for grande e forte...
ai...
mamãe, já não consigo mais...
ai...
mamãe, mamãe, me ajude...


Mamãe, já se passaram 17 anos desde aquele dia, e eu, daqui de cima observo como ainda te machuca ter tomado aquela decisão.

Por favor, não chore, lembre-se que te amo muito e que estarei aqui te esperando
com muitos abraços e beijos.
Te amo muito




                    Seu bebe.   


















quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vigésimo Quarto Dia Em Nossas Vidas

Quinta-Feira, dia 17/11/2011

Olá !
Estou triste :'(. A Chloe vai embora de nossas vidas quinta feira da semana que vem. Irá completar um mês.
Estou muito apegada à ela !
Chloe está crescendo muito. Muito meeesmo kkk. E, por causa disso, come muuito e faz muuuito coco.
Mas ela é linda. Está ficando um pouco branca, eu estranhei um pouco uashuas.
Hoje brinquei bastante com ela. Ela gosta do espelho de minha casa. Não para de bicá-lo.
Ela dorme muito. mas é teimooosa... Só dome no potinho de comida.
Ela está voando muito. Consegue voar à uma distancia imensa. Sempre me segue. Agora meu cachorro não está em casa. Foi para a casa de minha avó. Mas depois ele voltará.
Gosto muito dela. Considero-a como minha filha e apenas quinta feira saberei o que é perder uma filha...
Aah, mais uma coisa que percebi... Quanto mais os filhos crescem, mais aprendem a "se virar" sozinhos. Dão um jeito para tudo. A Chloe faz isso. Sempre dá um jeito de fugir e coisas do tipo.
Aqui vai uma foto dela em minha mão !
Até amanhã !
Tchau



DST


As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas pelo contato sexual sem uso de preservativos com uma pessoa infectada.

Algumas DSTs:

- Cancro Mole
- Clamídia
- Gonorréia
- Condiloma acuminado (HPV)
- Doença Inflamatória Pelvética (DIP)
- Hepatites Virais
- Herpes
- Linfogranuloma Venéreo
- Sífilis
- Tricomoníase

Seus principais sintomas são: Corrimento pelo colo do útero ou vagina, coceira, feridas, bolhas, verrugas, dor ao urinar e durante a relação sexual.
Usar preservativos nas relações sexuais é muito importante, pois colabora para a diminuição do risco da transmissão de DSTs.

Gravidez Na Adolescência






A adolescência é uma fase bastante agitada por causa das descobertas, das ideias diferentes às dos pais, formação da identidade... Muitas alterações são vistas no organismo, nos pensamentos e nas atitudes dos jovens.

Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem trazer sérias consequências para todos os envolvidos. Muitos jovens não estão preparados emocionalmente e financeiramente para assumir tanta responsabilidade, por isso, saem de casa, cometem abortos ou deixam os estudos. 

Muitos adolescentes iniciam a vida sexual cedo, pois seus pais também fizeram isso (na maioria das vezes).
A relação sexual tem que ser feita no tempo certo e depois do casamento. Mas se ocorrer de isso acontecer antes, há métodos contraceptivos:

 - Espermicida
 - Camisinha
 - Pílulas Anticoncepcionais
 - DIU (Dispositivo Intra Uterino)

O apoio da família é muito importante, pois a família poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e ajuda para que a criança que foi gerada se desenvolva saudavelmente, evitando problemas futuros, como depressão, ansiedade, insônia...